Dr. Gustavo Zanin Poletto

Diagnósticos

​Regra do ABCD

A regra do ABCD é uma abreviação que foi criada para facilitar o diagnóstico do melanoma. "A" significa assimetria, "B" bordas, "C" cores, "D" diamêtro e mais recentemente foi adicionada a letra "E" para evolução.

A - assimetria, as lesões benignas geralmente são simétricas, ou seja, se traçarmos uma linha imaginária em qualquer ponto dessa lesão, um lado deve ser igual ao outro, ou seja um lado deve ser a imagem em espelho do outro.

B - Bordos, os bordos das lesão devem ser uniformes, sem irregularidades, e com as cores clareando gradualmente. As lesões malignas geralmente apresentam bordos irregulares com reentrâncias, distribuição irregular das cores na periferia da lesão, com áreas de pigmentação densa nas bordas.

C - Cores, as lesões benignas geralmente tem uma ou duas cores, distribuídas uniformemente. As lesões malignas normalmente apresentam diversas cores, que podem ser: preta, marrom clara, marrom escura, azul, vermelho e mais claras que a pele normal (hipocrômia).

D - Diâmetro, lesões maiores que 06 milímetros apresentam maior risco de malignidade que as lesões menores.

E - Evolução, qualquer lesão que sofra alteração no seu aspecto, seja no tamanho, simetria, cores, bordos, ou até mesmo uma lesão que desapareça, requer uma avaliação.


(49) 3622-0267
contatodrgustavopoletto.com.br

CLÍNICA MULHER INTEGRAL,
Responsável Técnica Dra. Celina Augusta Zanin Poletto CRM 2.597
Rua XV de Novembro, 426 - Centro
Sala 103
São Miguel do Oeste (SC)
89900-000

© Dr. Gustavo Zanin Poletto. Todos os direitos reservados