A regra do ABCD é uma abreviação que foi criada para facilitar o diagnóstico do melanoma. "A" significa assimetria, "B" bordas, "C" cores, "D" diamêtro e mais recentemente foi adicionada a letra "E" para evolução.
A - assimetria, as lesões benignas geralmente são simétricas, ou seja, se traçarmos uma linha imaginária em qualquer ponto dessa lesão, um lado deve ser igual ao outro, ou seja um lado deve ser a imagem em espelho do outro.
B - Bordos, os bordos das lesão devem ser uniformes, sem irregularidades, e com as cores clareando gradualmente. As lesões malignas geralmente apresentam bordos irregulares com reentrâncias, distribuição irregular das cores na periferia da lesão, com áreas de pigmentação densa nas bordas.
C - Cores, as lesões benignas geralmente tem uma ou duas cores, distribuídas uniformemente. As lesões malignas normalmente apresentam diversas cores, que podem ser: preta, marrom clara, marrom escura, azul, vermelho e mais claras que a pele normal (hipocrômia).
D - Diâmetro, lesões maiores que 06 milímetros apresentam maior risco de malignidade que as lesões menores.
E - Evolução, qualquer lesão que sofra alteração no seu aspecto, seja no tamanho, simetria, cores, bordos, ou até mesmo uma lesão que desapareça, requer uma avaliação.
CLÍNICA MULHER INTEGRAL,
Responsável Técnica Dra. Celina Augusta Zanin Poletto CRM 2.597
Rua XV de Novembro, 426 - Centro
Sala 103
São Miguel do Oeste (SC)
89900-000