Dr. Gustavo Zanin Poletto

Diagnósticos

Cirurgia Micrográfica

A cirurgia micrográfica é uma técnica que combina o procedimento cirúrgico com o exame anatomopatológico. Em primeiro lugar o tumor é retirado com uma margem de em torno 1mm ao redor de toda a lesão visível.

Essa peça (tumor) é congelada em um equipamento especial chamado criostato e posteriormente cortado em fatias extremamente finas de em torno de 4-8 micrômetros ( 1 micrometro equivale a milionésima parte de um metro). Essas fatias são colocas sobre uma lâmina de vidro e passar por uma série de corantes, e posteriormente são vistas no microscópio em busca de células cancerígenas.

O procedimento segue até a retirada total do tumor, a cirurgia só termina quando não existirem mais células tumorais no local. A grande vantagem da cirurgia micrográfica em relação à cirurgia convencional, é que se tem o resultado do exame anatomopatológico imediatamente, assim não há o problema de operar um paciente, fazer um retalho para a reconstrução (fechamento do defeito) e após 15 ou 20 dias quando se tem o resultado anatomopatológico ter de fazer nova cirurgia. Nesses casos em que é necessária uma reintervenção a chance de cura cai consideravelmente, pois a anatomia do local já não é mais a mesma, existe a fibrose da cicatriz, os tecidos são mobilizados de um lado para outro para o fechamento do defeito.

Em segundo lugar a cirurgia micrográfica é um procedimento que pouca o tecido saudável, apenas é retirado o tecido que apresente tumor. Em lesões localizadas na face principalmente, onde se deseja o mínimo possível de trauma com a maior preserveção tecidual a cirurgia micrográfica tem uma de suas melhores indicações. Também é indicada, é na verdade procedimento de escolha, para tumores recidivados (que foram operados e voltaram a crescer), como também para tumores que não foram completamente excisados na primeira cirurgia (aqueles que apresentam exame anatomopatológico com margens comprometidas).


(49) 3622-0267
contatodrgustavopoletto.com.br

CLÍNICA MULHER INTEGRAL,
Responsável Técnica Dra. Celina Augusta Zanin Poletto CRM 2.597
Rua XV de Novembro, 426 - Centro
Sala 103
São Miguel do Oeste (SC)
89900-000

© Dr. Gustavo Zanin Poletto. Todos os direitos reservados